terça-feira, 3 de março de 2009

Meu ovo meu ovinho

E 2009 começa de verdade...

Após o carnaval, o ano de 2009 começa. E pra recuperar as energias gastas (e poupar o bolso) nada melhor que o fantástico e super viável OVO.
E nessas duas primeiras semanas do ano de 2009, vamos postar receitas onde o ovo tem papel fundamental.



Os ovos contém vitaminas, minerais, gorduras e proteína completa. A gema contém a maior parte de proteína e todas as gorduras, vitaminas e minerais e a clara é feita de água e um pouco de proteína.
Para informações mais específicas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo


Dicas e curiosidades:
Como escolher os ovos por Paul Bocuse: O ovo do mesmo dia, de tamanho médio, pesa aproximadamente 60g. A câmara de ar situada na parte arredondada da casca é imperceptível, a cada dia que se passa, cresce um pouco mais de volume. Sacudido perto da orelha, o ovo muito fresco não faz nenhum barulho. Se não é muito fresco, o ouvido percebe pequenos choques surdos. Mergulhado na água, o ovo mais novo vai ao fundo, ao passo que o ovo de 10 dias flutua.

O ovo tem até seu dia, dia 12 de outubro.

Chega de nhém-nhém-nhém e vamos ao que interessa.

A receita de hoje é pra qualquer pessoa que nunca acendeu um fósforo se gabar.
Enquanto você prepara essa receita ouça o grande clássico Rap do Ovo dos geniais Fausto Silva e Serginho Mallandro.

Na teoria é um omelete mas lembra bastante um suflê.

Receita para 4 pessoas se divertirem, e como alguém tinha pedido por aí, sem carne.
Mas se você quiser variar, fique à vontade, faça com o que tiver na sua geladeira e seja feliz. Hoje o acompanhamento é um suquinho pra curar a ressaca eterna que o carnaval provoca.

Vamos aí então:

Omelete CJ ao Forno:

Ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga
2 tomates em rodelas
6 ovos
150g de mussarela picadas grosseiramente
¼ de cebola bem picadinha
½ xícara (125ml) de leite (ou creme de leite)
8 a 10 azeitonas pretas picadas
1 colher de sopa de farinha de trigo (se não tiver não precisa se preocupar)
Sal e pimenta do reino a gosto
Ervas frescas picadas (podem ser substituídas por orégano mesmo)


Modo de Preparo:

Ligue o forno em uma temperatura média-baixa, Unte uma travessa refratária com a manteiga, disponha os tomates e a cebola na travessa e leve ao forno por 5 minutos. Quebre os ovos em uma vasilha, junte os ingredientes restantes e bata ligeiramente. Retire a travessa do forno e despeje a mistura. Volte ao forno por 15 a 20 minutos ou até ficar dourado. Sirva imediatamente.



Acompanha arroz, pão, salada ou pode ser comido na tora.




Essa semana teremos mais ovo, mas não se empolguem como o Ronaldo Fenômomo.

6 comentários:

Ju Nassar disse...

nossa, eu AMO omelete, mas tô bem enjoada das minhas receitas! vou fazer hj d noite lá em casa!
um bjao Luiz!

Sara disse...

Kkkk.. eu não conhecia este blog não, vi em alguma comunidade do orkut de receitas.. Achei muito bacana e dei muita risada.. Parabéns...
Bom, não gosto de omelete não.. mas amo um ovinho frito meio q perdido e nada a v na comida.. rss...
abraços

Cox disse...

cara... fantástico

Anderson"gordo disse...

boa luis!

Liliane disse...

Adoreiiiiii o Blog Luiz e essa receita deve ficar ótima, vou testar aqui.
Beijos.
Liliane

Flávio disse...

Booa mestre Yoda!

 
Locations of visitors to this page